quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ensino médio obrigatório e fundamental integral

Caros,
Nessa quarta-feira (19/8), a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou uma proposta que obriga o ensino fundamental em período integral (segue abaixo texto publicado na Folha de S.Paulo). Ao contrário do Senado, que patina em seu próprio lamaçal e não consegue discutir e votar nada de concreto, principalmente que seja benéfico para o povo, a Câmara dos Deputados mostra maior ação.

Não quero dizer que nossos deputados são melhores, apenas que algo está sendo feito além do jogo político do Senado, que já colocou a disputa eleitoral do ano que vem em pauta e suas ações são voltadas apenas para essa finalidade.

A “ô...posição” tem maior influência no Senado e, principalmente as aves de bico comprido e os enDEMoniados, continuam com sua campanha de queima de qualquer nome do PT que se mostre viável à disputa pelo cargo de presidente, contra o representante da classe dominante, que nesse momento tende a ser o tucano vampiro. Apenas para que ninguém alegue que essa campanha é “teoria da conspiração”, lembremos o que o DEMônio Bornhausen disse: “Vamos acabar com essa raça (petistas) por 30 anos”.

Bom... vamos ao que interessa. A proposta de integralidade do ensino fundamental ainda precisa passar pela comissão de educação para incluir outros pontos necessários para a efetivação da proposta e somente depois vai a plenário (se for).

E nós, enquanto sociedade civil, também precisamos discutir outra obrigatoriedade, a do ensino médio. No dia 12 de setembro, das 15h às 18h, o GT de Educação do Instituto Paulista de Juventude fará um debate sobre esse assunto no Centro Cultural da Juventude (Av. Dep. Emílio Carlos, 3.41, ao lado do terminal Cachoeirinha, em São Paulo). Seria bom se todos comparecessem para dar sua opinião sobre “Ensino médio obrigatório: solução ou problema”. Eu estarei lá.

Segue abaixo texto publicada no Folha de S.Paulo sobre a integralidade do ensino fundamental.
--------------------------------------------------------------------
Comissão da Câmara aprova ensino fundamental integral
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Uma proposta que institui o ensino fundamental em tempo integral em escolas públicas foi aprovada
ontem pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

O texto ainda será analisado por uma comissão especial, que deve detalhar a ideia e incluir o período da jornada escolar, o gasto previsto para a alteração e o prazo para a transição.

A versão atual se limita a assegurar que o ensino fundamental, destinado a crianças de 6 a 14 anos, seja integral na rede pública.

Passando pela comissão especial, a proposta ainda precisará ser votada duas vezes no plenário e analisada pelo Senado.

A ideia do autor da matéria, deputado Felipe Maia (DEM-RN), é instituir uma jornada das 8h às 18h, com pausa de duas horas para o almoço.

Durante a manhã, seriam ensinados os conteúdos tradicionais, deixando a parte da tarde para o ensino de línguas e atividades esportivas e culturais.

O ministro Fernando Haddad (Educação) considerou a proposta louvável, mas disse que a prioridade da pasta é aprovar outra proposta, que torna obrigatória a pré-escola.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2008200916.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário