Filmes e vídeos

Nesta página você encontra links para vídeos relacionados à educação, ou que podem ser utilizados em sala de aula.

Criança a alma do negócio
O documentário mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado é devastador: crianças que, aos cinco anos, deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos e vão à escola totalmente maquiadas; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando à reflexão sobre nosso papel com relação ao futuro da infância. Veja e/ou baixe o filme.



Maria que vida
Constantemente criticamos a forma como a sociedade está organizada, mas no nosso dia-a-dia repetimos o sistema. Nada muda, tudo se repete. Essa "multi-premiada" animação em curta-metragem (8min34seg) nos faz refletir sobre isso e muito mais, como a opressão às mulheres, a falta de importância da educação, o trabalho infantil...
Veja o filme.

Uma jovem negra do Halem nos instiga a refletir sobre o papel da família na construção da auto-imagem e a importância dos profissionais de educação que estimulam seus alunos a sonhar e a ir além do que pensam ser capazes de realizar. O filme nos faz refletir sobre a violência doméstica, o preconceito, a gravidez na adolescência e a educação formal. Está disponível no Youtube em sete partes.


As melhores coisas do mundo
Uma escola de classe média é o cenário para abordar várias questões como formação de valores, sexualidade, adolescência, participação social.
O filme de Laís Bodanzky está disponível no Youtube, dividido em oito partes.
(Parte 1) (Parte 2) (Parte 3) (Parte 4) (Parte 5) (Parte 6) (Parte 7) (Parte 8)


A história das coisas (The Story of Stuff)
Muita gente prega que é preciso reciclar, que o meio ambiente é fundamental para a sobrevivência do ser humano, que isso e aquilo... Concordo com tudo isso, mas é preciso ir além. São poucas as pessoas que vão ao cerne do problema. Esse vídeo, de uma maneira bem didática, consegue, em pouco mais de 20 minutos, apontar onde está o real problema e faz o alerta: Não basta apenas reciclar, é preciso, paralelamente, reduzir o consumo.
Veja o filme - Baixe o filme

Aprender a aprender

Ilha das Flores


Em breve posto outros links.