segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Quando a escola é de vidro

“Naquele tempo eu até que achava natural que as coisas fossem daquele jeito.
Eu nem desconfiava que existissem lugares muito diferentes...
Eu ia pra escola todos os dias de manhã e quando chagava, logo, logo, eu tinha que me meter no vidro.
É, no vidro!
Cada menino ou menina tinha um vidro e o vidro não dependia do tamanho de cada um, não!
O vidro dependia da classe em que a gente estudava.”

Esse texto é muito interessante. Nos faz refletir sobre o quanto a escola condiciona os estudantes, transformando-os em meros alunos, numa clara reprodução do sistema social no qual vivemos. Vale à pena lê-lo na íntegra. Para isso, acesse http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_18.htm. O link leva para uma página onde você encontrará outros textos. Basta descer a barra de rolagem até o texto que mencionei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário