sexta-feira, 14 de maio de 2010

De Olho no Plano

Principalmente quem é da cidade de São Paulo precisa acessar o site De Olho no Plano, que foi criado para apoiar o processo de mobilização da sociedade civil para a construção do Plano de Educação da cidade. Mas, pode cvontribuir com a reflexão de pessoas de outras cidades também.

O site divulga notícias sobre as atividades realizadas, depoimentos, entrevistas e artigos sobre o processo, além da agenda das plenárias e encontros temáticos.

Aqueles que tiverem interesse em publicar uma ação de sua escola ou comunidade no site, é só escrever para deolhonoplano@acaoeducativa.org. Na seção “A Educação em São Paulo”, em “Sua Região”, é possível acessar o diagnóstico de cada um dos 96 distritos da cidade, com mapas, indicadores e estatísticas para baixar em PDF, imprimir, e levar para o debate. Esse material foi desenvolvido para o De Olho no Plano pelo Instituto Lidas/Casa dos Meninos, em parceria com a Ação Educativa.

Em “Como Participar”, estão disponíveis sugestões de atividades em escolas, bairros ou envolvendo crianças e adolescentes. Também estão listados documentos e sites de referência para subsidiar a discussão sobre educação na cidade.

O site De Olho no Plano foi desenvolvido pela Ação Educativa, com o apoio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad) e da Save The Children UK. O projeto foi selecionado no Fundo por meio do edital 2009 e recebeu doação de parte dos recursos do Instituto C&A. O site conta ainda com a parceria do GT Educação do Movimento Nossa São Paulo.

O PlanoHá uma década, a construção participativa do Plano é uma reivindicação da sociedade civil paulistana. Depois de quase dois anos de discussão com o poder público, o plano de educação para a cidade de São Paulo está sendo construído coletivamente, em um processo que deve culminar com a realização da Conferência Municipal de Educação, de 18 a 20 de junho.
Desde março, já foram realizadas mais de 1.600 atividades nas escolas. Até o dia 22 de maio, será possível realizar plenárias livres com o mínimo de dez participantes. Também é nesse período que devem acontecer plenárias em cada uma das 31 subprefeituras, onde serão eleitos delegados para a Conferência e definidas prioridades e propostas gerais para o plano da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário