domingo, 27 de março de 2011

As funções da educação infantil

O livro O cuidado e a formação moral na educação infantil, de Thereza Montenegro, é muito útil para quem quer refletir sobre a prática dos profissionais da educação infantil.

Mesmo com as necessárias atualizações no que diz respeito à regulamentação do trabalho em creches, a reflexão mais importante trazida pela autora continua atual e fundamental para os profissionais que atuam com educação infantil: a necessidade de formação específica para aqueles que trabalham com educação de crianças na primeira infância e especificamente nas creches.

Somente com formação específica os profissionais deixarão de ser meros cuidadores (lembrando que a dimensão do cuidado em creches também é muito importante) e passarão a ser educadores. Somente com formação específica esses profissionais terão condições de fazer com que as crianças sejam formadas em questões morais. Sim, desde a primeira infância existe a necessidade de formação moral. É bom lembrar que as crianças estão mais abertas ao aprendizado. É bom que boas coisas sejam passadas para elas justamente nesta fase da vida.

Por tudo isso, indico a leitura.

MONTENEGRO, Thereza. O cuidado e a formação moral na educação infantil. São Paulo: Educ, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário