quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Educandos e educadores: Seus direitos e o currículo – Apresentação

Antes de começar a postar minhas reflexões sobre o texto Educandos e educadores: Seus direitos e o currículo, acho interessante que vocês leiam uma pequena apresentação do documento, presente no próprio texto.

“Em ‘Educandos e Educadores: seus Direitos e o Currículo’, de Miguel Gonzáles Arroyo, há uma abordagem sobre o currículo e os sujeitos da ação educativa: os educandos e os educadores, ressaltando a importância do trabalho coletivo dos profissionais da Educação para a construção de parâmetros de sua ação profissional. Os educandos são situados como sujeitos de direito ao conhecimento e ao conhecimento dos mundos do trabalho. Há ênfase quanto à necessidade de se mapearem imagens e concepções dos alunos, para subsidiar o debate sobre os currículos. É proposta do texto que se desconstruam visões mercantilizadas de currículo, do conhecimento e dos sujeitos do processo educativo. O texto traz crítica ao aprendizado desenvolvido por competências e habilidades como balizadores da catalogação de alunos desejados e aponta o direito à educação, entendido como o direito à formação e ao desenvolvimento humano pleno.”

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