terça-feira, 31 de agosto de 2010

Jovens têm propostas

Uma série de entidades representativas da juventude, entre elas a Pastoral da Juventude e a Casa da Juventude Pe. Burnier, elaborou um documento com a “Plataforma das juventudes para as eleições 2010”. Muitas das propostas são bastante interessantes.

No total, são 86 propostas, subdivididas em 10 tópicos (Fortalecer a política institucional de juventude; Ampliar o papel redistributivo do Estado; Implementar uma política urbana que promova o direito à cidade; Garantir a dimensão da sustentabilidade ambiental nas políticas de desenvolvimento; Valorizar a educação como direito inalienável de todos em todos os níveis; Valorizar o trabalho e promover o tempo livre; Melhorar as condições de vida da juventude no campo; Promover a igualdade; Democratizar os meios de comunicação e promover a inclusão digital; e Estado democrático de caráter público e participação ativa na sociedade).

Transcrevo abaixo as propostas na área da educação, mas vale à pena ler o material na íntegra.


Plataforma das Juventudes para as Eleições de 2010

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Textos que fazem refletir

Como alguns já sabem, faço parte do GT de Educação do Instituto Paulista de Juventude (IPJ), no qual estamos estudando e debatendo o currículo escolar, principalmente do Ensino Médio.

Li nos últimos dias alguns textos que me fizeram refletir um pouco mais sobre o tema.

Um deles foi o artigo “O educador e a educação em uma instituição burocrática: a escola pública”, escrito por Marcelo Henrique Picolo Naves. O texto reflete basicamente sobre três eixos:

  • Educação, escola e sociedade;
  • Burocracia escolar;
  • As perdas que se tem com tudo isso.
O segundo foi uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo no dia 18 de agosto, na qual alguns profissionais da educação afirmam que emendas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) incham o currículo escolar com novas matérias e obrigam gestores a reduzir o número de aulas em matérias tradicionais, como Português, Matemática, História entre outras.

A reportagem afirma que, de 2007 até o mês passado, emendas incluíram seis novos conteúdos na LDB da educação e que há ainda leis específicas, que datam a partir de 1997, que complementam a LDB, além de outras dezenas de projetos com novas inclusões tramitam no Congresso.

Segundo o que afirma o texto, a rede estadual de São Paulo, por exemplo, os estudantes do período diurno tiveram uma redução de cerca de 80 aulas de história, na soma dos três anos letivos do ensino médio.

Em resumo, diz

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Vamos debater sobre a educação?

Como já havia informado anteriormente, a Roda de Conversa sobre Acertos e equívocos na prática do ensino da história e da cultura africana nas escolas, que seria realizada no dia 7 de agosto está suspensa.

Quem já tinha se programado, pode participar de outro evento da área. No mesmo dia (7 de agosto, sábado), das 9h às 17h, haverá o Encontro sobre Educação, promovido pelo PT de São Paulo. Neste encontro, o candidato do PT ao Governo do Estado de São Paulo, Aloísio Mercadante, apresentará sua plataforma para a educação. É uma oportunidade para conhecer e debater sobre o programa do candidato para a área.

Mas, além disso, a programação traz, pela manhã, duas mesas bastante interessantes (Nova Política de Educação para São Paulo e Elementos de uma nova política educacional). As explanações serão do Ministro da Educação, Fernando Haddad, de Mário Sergio Cortela, doutor em Educação e professor da PUC-SP, e de Nilson Araujo de Souza, pós-doutor em economia e professor do Centro Universitário Belas Artes.

À tarde, acontecerão painéis temáticos sobre Democratização do Acesso, Qualidade Social, Inclusão, Diversidade, Democratização da Gestão, Sistema Nacional Articulado e Plano Estadual de Educação, Juventude e Ensino Médio e Técnico, Juventude e Ensino Superior e Tecnológico, Financiamento da Educação e Valorização Profissional e Avaliação. Todos serão coordenados por profissionais da área, com vastos conhecimentos em cada um dos tópicos.

Ou seja, vale à pena participar.